Os assédios moral e sexual no ambiente de trabalho representam uma violação à dignidade e é nosso dever combatê-los. Ambos são previstos como crimes e passíveis de penalidades, como prisão.
Se um colaborador se sente sistematicamente exposto, humilhado e constrangido por determinada situação durante o exercício do seu trabalho, ele é vítima de assédio moral. O constrangimento se dá por meio de condutas abusivas, comportamentos, palavras, atos, gestos e escritos que possam trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa.
O assédio sexual decorre de situações de constrangimento de colegas por meio de insinuações constantes ou até mesmo toque físico que tenham como objetivo obter vantagem ou favorecimento sexual. Geralmente as mulheres são as mais afetadas nesses casos. O assediador pode fazer piadas pejorativas à sexualidade ou à orientação sexual da pessoa, brincadeiras sexistas ou comentários constrangedores sobre o gênero oposto.
Queremos conscientizar os colaboradores da Statled Brasil sobre os assédios moral e sexual e deixar claro que a empresa não tolera nenhum dos casos.